Back to Home Page of CD3WD Project or Back to list of CD3WD Publications

1. Introdução

Sumàrio - Precedente - Siguiente

O aumento continuo da população mundial toma indispensável a mobilização de recursos substanciais para a produção de alimentos. Consequentemente, a protecção dos produtos depois da colheita ocupa um lugar importante. Métodos de armazenagem não adequados utilizados em países em vias de desenvolvimento têm como consequência perdas em quantidades não aceitáveis. Tornou-se rentável e indispensável desde o ponto de vista ecológico, de proteger as colheitas da deterioração. Um aumento da produção para compensar as perdas que ocorrem depois da colheita significa uma mobilização adicional de capital, de mão de obra e de recursos naturais. Consequentemente, a protecção dos produtos depois da colheita significa ao mesmo tempo protecção do meio ambiente.

Por conseguinte, convem prestar mais atenção aos aspectos técnicos e práticos da protecção durante a armazenagem. Este é o objectivo principal deste manual. Ele foi redigido principalmente como guia com instruções práticas para os responsáveis de armazéns, técnicos da protecção de plantas, conselheiros agricolas e pessoal de quarentena, os quais se encontram diariamente frente a problemas de armazenagem. Ao mesmo tempo, este manual intenta oferecer às pessoas com poder de decisão as informações necessárias, e aos cientistas uma noção dos aspectos práticos da protecção dos produtos armazenados depois da colheita.

O manual limita-se a presentar instalações e métodos de armazenagem simples e económicos, correspondendo com as necessidades dos países em vias de desenvolvimento. Devido à importância da armazenagem de grãos, trata-se este tema com especial atenção.

Este manual forma parte de uma série de esforços efectuados pelo Ministério Federal da Cooperação Económica e de Desenvolvimento (BMZ) para limitar as perdas durante a armazenagem em países em vias de desenvolvimento.


Sumàrio - Precedente - Siguiente