Back to Home Page of CD3WD Project or Back to list of CD3WD Publications

9. Fumigação como método de combate contra as pragas

Sumàrio - Precedente - Siguiente

9.1 Áreas de aplicação dos fumigatórios
9.2 Produtos de fumigação
9.3 Medição da concentração de gás no ar
9.4 Regulamentos de segurança
9.5 Primeiros auxílios
9.6 Equipamento
9.7 Referencias literárias

 

Os fumigatórios utilizados no combate contra as pragas merecem uma atenção especial devido às suas propriedades e as técnicas especiais requeridas para a sua aplicação. A fumigação é utilizada principalmente no combate contra os insectos adultos e nos seus diferentes estadios de desenvolvimento no interior do produto armazenado. Devido ao facto que os fumigatórios são altamente tóxicos para todos os mamíferos, o tratamento éútil também contra os roedores.

Não obstante, isto significa também que os fumigatórios são altamente tóxicos para o homem e que as fumigações devem ser efectuadas só por pessoal devidamente qualificado.

O sucesso das fumigações é total no caso de serem efectuadas correctamente. As pequenas moléculas de gás penetram facilmente nas pilhas até alcançar cada um dos grãos, eliminando as pragas em todos os seus estádios de desenvolvimento.

Os gases não servem como método de efeito a longo prazo devido a sua fácil volatilidade.

9.1 Áreas de aplicação dos fumigatórios

As áreas de aplicação mais importantes dos fumigatórios são os tratamentos das pilhas de sacos em armazéns ou das mecadorias armazenadas a granel nos silos. Além disso, são utilizados para desinfectar produtos em lugares hermeticamente fechados, ao igual que sobre navios, contentores ou vagões estanques aos gases.

Para fumigar uma pilha de sacos, é absolutamente necessário cobrir a pilha com uma lona estanque aos gases e fechar hermeticamente para assegurar a manutenção da concentração de gás necessária durante todo o período de exposição.

O tratamento de todo um armazém só pode ser efectuado no caso de que as condições estruturais possibilitem um fecho hermético dos armazéns. Não obstante, a maioria dos armazéns têm furos ou fissuras nos lugares críticos como nos pontos de união entre os tectos e as paredes, tomando impossível uma fumigação de espaços. Só existem muito poucos armazéns fumigáveis no mundo. Apresentamos um exemplo de armazém fumigável na secção 4.4.1.

Câmaras fumigatórias especiais são muito apropriadas para o tratamento de quantidades menores, mas muitas vezes elas faltam nos lugares necessários. Por isso, a fumigação de pilhas é o método mais praticável e mais conveniente na maioria dos casos. Por conseguinte, prestamos a seguir uma atenção especial a este tipo de fumigação.


Sumàrio - Precedente - Siguiente